top of page

Psicoterapia para pessoas LGBTTQIAP+

Um espaço de escuta, cuidado e autenticidade.

Ser quem você é em uma sociedade marcada pela cisheteronormatividade pode ser um desafio diário. Ao longo da história, a Psicologia muitas vezes contribuiu para o sofrimento de pessoas LGBTTQIAP+, classificando identidades dissidentes como "transtornos", tentando normalizar corpos e afetos a partir de padrões excludentes e patologizantes.

Apesar dos avanços sociais e científicos das últimas décadas, ainda é comum encontrar psicólogas/os que não compreendem as especificidades das vivências LGBTTQIAP+, e que, por despreparo ou conservadorismo, acabam reproduzindo violências — seja ao invalidar identidades, sugerir a criminosa “cura gay” ou tratar questões legítimas como sintomas de alguma suposta desordem. Aqui, isso não acontece.


Sou bissexual e acredito que essa vivência me permite oferecer uma escuta mais sensível e afinada às realidades da população LGBTTQIAP+. Meu trabalho clínico é comprometido com uma escuta ética e segura, construída a partir do reconhecimento da sua história, do seu corpo, da sua forma de amar e de se expressar no mundo.

Um espaço onde você não precisa se justificar. Durante o processo terapêutico comigo, você não precisa gastar energia tentando explicar sua identidade de gênero, sua sexualidade ou seu modo de viver. Também não precisa ter receio de compartilhar suas relações, seus afetos, suas escolhas. A psicoterapia é um espaço onde você pode ser quem é — com tudo o que isso carrega de potência, contradição, dor e desejo.

Alguns temas recorrentes na clínica são:

  • Ansiedade e angústia

  • Conflitos de autoimagem e autoestima

  • Conflitos familiares e rejeição

  • Conflitos identitários ou processos de transição

  • Depressão e sentimentos de inadequação

  • Documentação para acesso a hormonização e cirurgias

  • Relações afetivas e amorosas

  • Ideação suicida e sofrimento psíquico intenso

 

A psicoterapia pode ajudar a elaborar experiências difíceis, fortalecer a autoestima e construir estratégias de enfrentamento para os desafios do cotidiano. Esse é um processo de cuidado realizado em um espaço que reconhece os efeitos do racismo, da LGBTfobia e do machismo na saúde mental. Aqui, seu sofrimento é acolhido com seriedade e respeito — sem que você precise abrir mão da sua autenticidade. Fale comigo!

Sou Psicóloga (CRP - 03/21052) e Arteterapeuta (ASBART 0250/0222), com mestrado em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA). Também atuo como Professora e Pesquisadora nas áreas de Saúde Mental, Gênero e Cultura. Na clínica, meu trabalho é orientado pela Psicologia Junguiana, com um acompanhamento sensível, ético e atento à singularidade de cada pessoa. Tenho um cuidado especial no atendimento de mulheres e pessoas LGBTTQIAP+. Para saber mais sobre minha trajetória, clique aqui.

IMG_6215.JPG
bottom of page